TRABALHOS APROVADOS



OFICINAS



ÁREA: LINGUÍSTICA
  •    ·NOÇÕES BÁSICAS DA ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS (ELiS) - Hildomar José de Lima / hildomarlima@hotmail.com 
  •   ·REDAÇÕES ENEM: POSICIONAMENTO ÉTICO E EXPRESSIVIDADE - Emerson Delgado Sena; Patricia de Vasconcellos Silva; Rosa Brasil; Taynara Andreza da Silva Monteiro / rosabrasilb@gmail.com 
  •  ·INTRODUÇÃO À SOCIOLINGUÍSTICA: PRINCIPAIS ASPECTOS TEÓRICO-METOLÓGICOS - Davi Pereira de Souza; Francisca Imaculada Santos Oliveira; Laís de Nazaré dos Santos Santos / reidavi3@gmail.com 
  • ·   O ESTUDO LÉXICO-TOPONÍMICO DE ORIGEM INDÍGENA - Érica Patrícia Barbosa Costa; Hariane Cristina de Souza Lemos; Tatiane Carmem Silva Rodrigues / erik_paty180@hotmail.com 
  • ·  COMUNICAÇÃO BILÍNGUE: LIBRAS E PORTUGUÊS L2 - Adriana Silva; Daiane Figueiredo; José Lima; Lucas Machado / bolffreitas@hotmail.com


ÁREA: LITERATURA

  • ·   Da coleta ao arquivamento: entre o ouvido e o traduzido - Greubia da Silva Sousa; Karina Paraense de Souza; Mêrivania Rocha Barreto / silvasousa1986@hotmail.com 


ÁREA: ENSINO-APRENDIZAGEM

  • ·   DO CONTO AO CURTA: APLICAÇÃO DIDÁTICA DOS GÉNEROS EM AULAS DE LE/E - Gleiciane Silva do Nascimento; João Pereira Loureiro Junior; Luciene de Andrade; Silvio Jorge / joao.loureiro.84@hotmail.com 
  • ·  O JOGO TEATRAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPANHOL - Antonio Martínez Nodal; Vera Lúcia de Castro Leal / antonio.nodal@gmail.com 
  • ·  PEDAGOGIA BRINCANTE: O LÚDICO E O ORAL NA SALA DE AULA - Alana Clemente Lima / lana_hits@hotmail.com 
  • ·  AS MÚSICAS DE CARIMBÓ NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO CENTRO EDUCACIONAL SESC CASTANHAL - Enildo Lima Monteiro / enildo76@hotmail.com


ÁREA: CULTURA

  • ·   O TEATRO EM FAVOR DO POVO: EXERCÍCIO DE CENA E SENSIBILIDADE A PARTIR DA DRAMATURGIA DE PLÍNIO MARCOS - Arthur Ribeiro Costa e Silva / ar-thur@hotmail.com



   MINI-CURSOS  





      ÁREA: LINGUÍSTICA
  •     CULTURA E MEMÓRIA NOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOSLarissa Fontinele de Alencar / Mestranda em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA); Sara Chena Concepcion Centurion / Mestranda em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA)

  •     PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UMA FORMA LIMITADA DE VER A LÍNGUA. - Tatiara Rodrigues Ferranti (UFPA); Lucilleny Monteiro dos Santos (UFPA)

ÁREA: LITERATURA
  •     ALÉM DO TEMPO E ESPAÇO: UMA NOVA PROPOSTA DE ESTUDO E COMPREENSÃO DE OBRAS LITERÁRIASAlan Ferreira Da Costa (UFPa); Neuton Vieira Martins Filho (UFPa)

  •    INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE MAURICE BLANCHOTAlberto Amaral / Mestre em Psicologia Social (UFPA).

  •    A NATUREZA ENCENADA: MURILO MENDES E OLGA SAVARYAndréa Jamilly Rodrigues Leitão (UFPA); Maria Madalena Felinto Pinho (UFPA)

  •     CONVERGÊNCIAS E CONTRAPONTOS EM TORNO DE UMA VERTENTE “AFRODESCENDENTE” NA LITERATURA BRASILEIRAAuliam da Silva (UFPA); Orientador: Dr. Sérgio Afonso Gonçalves Alves (UFPA)

  •      LITERATURA & FUTEBOL: AS COPAS, GARRINCHA & PELÉ NAS CRÔNICAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E NELSON RODRIGUESBreno Pauxis Muinhos (mestrando UFPA)

  •   NARRATIVAS ORAIS PARAENSES: QUEM SÃO ESSES NARRADORES E PERSONAGENS EM ESPÁCIO-TEMPORAL AMAZÔNICO DAS NARRATIVAS RECOLHIDAS EM BENEVIDES, CASTANHAL, CURUÇÁ, MAGALHÃES BARATA, MARAPANIM, MOJÚ, SANTA IZABEL, TERRA ALTA E VIGIA?Cendy Castro (Ufpa- Bolsista Cnpq/Pibic); Maria do Perpétuo Socorro Simões (Orientadora)

  •      A HISTÓRIA DA RECEPÇÃO DA OBRA DE MAX MARTINS - José Francisco Da Silva Queiroz (Prof. M.)

  •   LITERATURA, MÚSICA, CINEMA E CONTRACULTURA: UM PANORAMA DOS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS CULTURAIS PÓS DÉCADA DE 50 SOB A ÓTICA DA PALAVRA E DA IMAGEM - Luiz Guilherme dos Santos Júnior (UFPA); Danieli dos Santos Pimentel (UEPA)

  •    MOÇOS & POETAS (ANTÔNIO TAVERNARD, PAULO PLÍNIO ABREU, MÁRIO FAUSTINO E MAX MARTINS). - Prof. Dr. Benilton Cruz (Professor da UFPA -CUBT)

ÁREA: ENSINO-APRENDIZAGEM
  •    FILOSOFANDO POR MEIO DAS FÁBULAS E OUTRAS HISTÓRIAS NO NÍVEL FUNDAMENTALAlessandra Nogueira da Silva (UFPa); Núbia Silva Ferreira (UFPa)

  •     O USO DE LENDAS URBANAS NO ENSINO DO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRAAna Carolina da SilvaMaciel (UEPa); Bianca Freitas Farias (UEPa); Helen Vasconcelos Lima (UEPa); Yasmim Pereira Yonekura (UEPa)

  •     O INTERNETÊS E O PAPEL DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA: CONFLITOS E ALTERNATIVASAna Claudia Rabelo Barbosa / Pós-graduanda em Estudos Linguísticos e Análise Literária (UEPA); Keane Silva Costa / Pós-graduanda em Estudos Linguísticos e Análise Literária (UEPA). 

  •     SAINDO DA CAIXA PARA ENTRAR NA SALA: O CORDEL GANHA ESPAÇO ENTRE AS CARTEIRAS DAS ESCOLAS - Cristiane Helena Silva de Oliveira (UFPA)

  •      LETRAMENTO EM FOCO: NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO EM LINGUÍSTICA E LITERATURAEdi Franco Pantoja Almeida (UEPA); Paulo Arthur Pantoja de Moraes Franco (UEPA)

  •   TRADUZIR OU NÃO TRADUZIR? EIS A QUESTÃOFrancisco Ramos França- Prof. Esp. (FIBRA/PA); Adrielli Emilli de Sousa Maia (FIBRA/PA)

  •     OS DRAMAS E AS TRAMAS DA LEITURA: AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS PERANTE OS DESAFIOS DA LEITURA. - Marcos Gilberto Rodrigues Pereira (UFPA); Mayara Cristina de Moura Barreto (FCAT); Patrícia do Socorro Silva Araújo (UEPA)
  •     A PRODUÇÃO DE CONTOS MULTIMODAIS COMO PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO - Robson Borges Rua (UFPA)



   COMUNICAÇÕES  


EIXO: ENSINO E APRENDIZAGEM

PROPONENTE (S)
                  TÍTULO DO RESUMO
1      
    Adriane Cristina Oliveira de Oliveira (UFPA); Samara Cristina Ferreira Brito (UFPA)
         A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA ATRAVÉS DO ESTUDO DOS MITOS AMAZÔNICOS
2      
   André Felipe Pereira de Souza (UEPA)
Viviane Sales Cristina
 AS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA
3      
Andreia Luciana Knispel (UFPA/Altamira); Fernando Jorge dos Santos Farias (UFPA/Altamira); Cássia Silva Araújo (UFPA/Altamira); Hugo Araújo Sales (UFPA/Altamira)
  CARACTERIZAÇÕES DE UMA CIDADE PASSADA: A ALTAMIRA DE ONTEM E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
4      
Andressa de Jesus Araújo Ramos (UFPA);                                               Márcia Cristina Greco Ohuschi (UFPA)
    AS LACUNAS NAS CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP)
5      
     Arthur Helder Bandeira Alves (UFPA); Layse Suyane Silva Guimarães (UFPA)
     MUDANDO PARADIGMAS ATRAVÉS DA ARTE DE ENSINAR: A REDAÇÃO E A LITERATURA FORMANDO NOVOS SABERES
6      
Denize Roberta Del-Teto Ramos (UFPA); Eldevan Cardoso de Freitas (UFPA)
  O ENSINO DA LITERATURA NO PASSADO E NO PRESENTE
7      
   Dione Márcia Alves de Moraes (UFPA)
   A PALAVRA E A IMAGEM DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA
8      
    Edi Franco Pantoja Almeida (UEPA)
    A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA COMO FORMA EVOLUTIVA NA VIDA DE UM CIDADÃO: O USO DAS METÁFORAS QUIXOTESCAS PARA EXEMPLIFICAR AS REALIDADES AO NOSSO REDOR
9      
Humberto Pinha Ahuanari (UFAM); Juan Emílio Garcia Torres (UFAM)
 APRENDIZAJE REFLEXIVO DEL ESPAÑOL
10   
José Clebson de Carvalho Almeida (UFPA)
 CULTURA E LITERATURA: A ESSÊNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA
11   
José Luiz Viana Palheta (UEPA); Fabricio José Chaves da Silva (UFPA)
    AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS PROFESSORES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
12   
      Joyciane Rosa Valadares dos santos (UFPA); Keila Cecilia da Costa Ferreira (UFPA)
  O ENSINO DOS GÊNEROS ORAIS NAS ESCOLAS
13   
Kamila Rodrigues Lima (UFPA/Abaetetuba); Ladyana dos Santos Lobato (UFPA/ Abaetetuba)
     A LINGUAGEM DA INTERNET COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNERO NA SALA DE AULA: A FUNCIONALIDADE DO TWEET
14   
Mariane Portal da Costa (UEPA); Thays Espírito Santo Brito (UEPA)
     A PRODUÇÃO TEXTUAL (ESCRITA) NO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÕES DIDÁTICAS EM UMA DISCIPLINA MERCADOLÓGICA
15   
    Núbia Silva Ferreira (UFPA)
 A PRÁTICA EDUCATIVA NA LITERATURA, REFLEXÕES PARA O EDUCADOR
16   
    Pollyana Lopes e Silva (UFPA)
  A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
EIXO: LINGUÍSTICA/ANÁLISE DO DISCURSO

PROPONENTE (S)
TÍTULO DO RESUMO
17   
  Adriele dos Santos Santana (UFPA); Bruna Rafaelle de Oliveira Neves (UFPA)
    O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO À LUZ DA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
18   
Alana Clemente Lima (UFPA)
 “SISCREVE COMO SIFALA”: MITO, PRECONCEITO E EVOLUÇÃO NA HISTÓRIA DA LÍNGUA
19   
Alessandra Gonçalvez Pinheiro (UFPA);
     Suellen Thayane Carvalho da Silva (UFPA)
 O MUNDO DO BANDIDO: COMPREENDENDO AS FORMAS DE SIGNIFICAÇÃO PARA ATUAR PEDAGOGICAMENTE
20   
     Alessandra Janaú de Brito (UFPA)
   UMA ABORDAGEM ACÚSTICA DA FONOLOGIA DA LÍNGUA ASURINÍ DO XINGU
21   
     Allan Pereira de Mesquita (UFPA); Luciane de Oliveira da Silva (UFPA)
    A ORALIDADE COMO ENFOQUE COMUNICATIVO NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
22   
 Amanda Duarte Assumpção (UFPA);            Anyssa Yhentl Torres de Farias Guerra (UFPA)
 CARNAVALIZAÇÃO E DIALOGISMO NO MOVIMENTO CULTURAL “ARRASTÃO DO CARMO”
23   
  Anna Mônica da Silva Aleixo (UFPA)
     A LINGUAGEM EM O LEITE EM PÓ DA BONDADE HUMANA: UM MATERIAL ARTÍSTICO (E O) ABJETO
24   
Arthur Helder Bandeira Alves (UFPA); Layse Suyane Silva Guimarães (UFPA)
 O ETHOS ENQUANTO ESTRATÉGIA DE MASSIFICAÇÃO ATRAVÉS DAS MÍDIAS
25   
Arthur Ribeiro (UEPA)
  O VOTO NO BIG BROTHER BRASIL: UM GÊNERO ENTRE O JOGO E A CASA
26   
Breno Pauxis Muinhos (UFPA)
  “ATÉ O PEÑAROL VEIO AQUI PRA PADECER!”
27   
Bruna da Costa Pontes (UFPA)
    OS SUJEITOS NO/DO ESPAÇO AMAZÔNICO: INSTÂNCIAS LEGITIMADORAS DA IDENTIDADE AMAZÔNIDA NOS SUPORTES JORNALÍSTICOS NO ESPAÇO BELENENSE
28   
Carla Daniele Favacho (UFPA)
Suellainy Vieira da Cruz (UFPA)
  FIGURAS DE SINTAXE EM TEXTOS DO GÊNERO ACADÊMICO
29   
   Carla Daniele Nascimento da Costa (UFPA); Diego Mesquita de Souza (UEPA);
  ANÁLISE DISCURSIVA DAS PERSONAGENS ALFREDO E D. INÁCIA DA OBRA BELÉM DO GRÃO-PARÁ DE DALCÍDIO JURANDIR
30   
    Carla Isabela Pampolha Marques (IFPA); Rosangela Maria Costa Aves (IFPA)
     A FUNÇÃO SOCIAL DA POESIA NA MPB: UMA BREVE ANÁLISE DA MÚSICA ADMIRÁVEL GADO NOVO DE ZÉ RAMALHO
31   
Cyntia Nataly Malcher Bezerra (UFPA); Valéria Mariana da Silva (UFPA)
  ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS  UTILIZADAS PELA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS PARA LEGITIMAR A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
32   
   Danillo da Silva Mendes  (UFPA)
  LEITURA DA IMAGEM DE CRISTO: A DIVERSIDADE DISCURSIVA REFRATADA E REFLETIDA EM TEXTOS FÍLMICOS DA MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE
33   
Elivelton Silva Reis (UFPA/BRAGANÇA)
  A INFLUÊNCIA TUPI NAS DENOMINAÇÕES POPULARES DA BOTÂNICA BRAGANTINA
34   
     Fabíola Azevedo Baraúna (UFPA)
     ASPECTOS FONOLÓGICOS DA LÍNGUA WAYAMPI
35   
    Helena da Silva Borges (UFPA); Zilda Laura Ramalho Paiva (UFPA)
     CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA: O DESEMPENHO EM SALA DE AULA DE ALUNOS DO 7º E 8º ANOS POR MEIO DA ESCRITA
36   
    Jordane Falcão Pereira (UFPA)
   O DISCUSO FICCIONAL EM “QUARTO DE HORA”: TRAÇOS DE MEMÓRIA E INFÂNCIA.
37   
     Júlia Izabel Lopes Pereira (UFPA)
         A PROSÓDIA EM QUESTÃO
38   
Marcelo Pires Dias (UFPA)
   VARIAÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS NO PORTUGUÊS FALADO NO NORTE DO BRASIL: UMA ABORDAGEM VARIACIONISTA
39   
    Paulo Rafael Bezerra Cardoso (UFPA)
      ENUNCIADO E IDENTIDADE EM REDES SOCIAIS: UMA RELEITURA CONJUNTA DE MICHEL FOUCAULT E ANTHONY GIDDENS NO HORIZONTE DISCURSIVO DAS NOVAS MÍDIAS.
40   
Regis José da Cunha Guedes (UFPA)
  ELABORAÇÃO DO ATLAS GEOSSOCIOLINGUÍSTICO DO TOCANTINS - ALITO
41   
   Roberta Correa Pantoja (UFPA)
 A “NORMA CULTA” NA LINGUÍSTICA: UM DEBATE POLÍTICO
42   
   Roberta Moema Sodré de Deus (UFPA)
  TECNOBREGA: UMA DAS PRINCIPAIS EXPRESSÕES DA MÚSICA PARAENSE
43   
      Tatiane Pontes Pereira (UFPA);    Priscila Feitoza da Silva (UFPA)
 PROCESSOS DE RETEXTUALIZAÇÃO DO ORAL PARA O ESCRITO NO GÊNERO LENDA: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS COMO REFLEXO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS
44   
     Wildson Clayton Ferreira Santos (UFPA)
    GÊNEROS TEXTUAIS: LETRA DE MÚSICA (DISCURSO LITERÁRIO)
45   
William Sena Silva (UFPA)
    CARÁTER E CORPORALIDADE: O MUNDO ÉTICO DOS CORPOS SAUDÁVEIS REPRESENTADOS NA REVISTA SAÚDE É VITAL
EIXO: LITERATURA

PROPONENTE (S)
TÍTULO DO RESUMO
46   
     Adriana Nascimento de Souza (UFPA); Maria José de Souza Lima (UFPA)
            DE BORGES “AL OUTRO”
47   
      Aiana Cristina Pantoja de Oliveira (UFPA)
   ALEGORIA, LUTO E IDENTIDADE NA PROSA DE HAROLDO MARANHÃO
48   
Alan Ferreira COSTA (UFPA)
  O REFLEXO PERDIDO E A QUESTÃO DO INSÓLITO COMO QUESTIONAMENTO DO REAL
49   
  Alberto da Silva Amaral (UFPA)
   O CORPO E O EU FEMININO TRANSGRESSOR NA ESCRITA DE CLARICE LISPECTOR.
50   
  Alberto da Silva Amaral (UFPA)
    A EXPERIÊNCIA RADICAL DO “OUTRO” NA ESCRITA FRAGMENTADA DE BERNARDO SOARES
51   
 Amanda Ariana Silva da Silva (UFPA)
  O VER E PENSAR EM “O GUARDADOR DE REBANHOS”,DE ALBERTO CAEIRO
52   
    Ana Letícia Maia (UFPA); Suene Amorim Costa (UFPA)
   LITERATURA DE CORDEL: FOLHETOS COMO FORMA DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL E EXPRESSÃO CULTURAL NO ESTADO DO PARÁ
53   
    Andréa Jamilly Rodrigues Leitão (UFPA)
      SOB O VIGOR DAS ORIGENS, A EXPERIÊNCIA CORPORAL NA LINHA D’ÁGUA, DE OLGA SAVARY
54   
 Auliam da Silva (UFPA); Sérgio Afonso Gonçalves Alves (UFPA)
      A DESCOBERTA DO FRIO E OS DISCURSOS CANÔNICOS SOBRE “DEMOCRACIA RACIAL”
55   
    Cássia Kelly da Silva Costa (UFPA)
 A FIGURA DO POETA-PENSADOR NO CANTO V DO GUARDADOR DE REBANHOS DE ALBERTO CAEIRO E O POEMA TABACARIA DE ÁLVARO DE CAMPOS
56   
    Cristiane Helena Silva de Oliveira (UFPA)
 CORDEL CAVALGANTE, A LITERATURA A GALOPE NA CORDA E NO BARBANTE
57   
  Danieli dos Santos Pimentel (UEPA)
 LITERATURA ORAL NA AMAZÔNIA: DIÁLOGOS ENTRE MILTON HATOUM E BETTY MINDLIN
58   
      Daysi de Fátima do Carmo (UFPA)
 O SILÊNCIO EM UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES, DE CLARICE LISPECTOR
59   
Dione Maria Lima Monteiro (UFPA)
       GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ E O PAPEL DA MEMÓRIA NA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA
60   
   Ellen Joisse Maciel Ferreira (UFPA)
      O CONVENTO E O CÁRCERE: A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO EM AMOR DE PERDIÇÃO
61   
    Érika Xavier Canavarro (UFPA)
     OS ABRIGOS NA AMAZÔNIA: OS DIVERSOS OLHARES SOBRE “A CASA VERDE” (1960) DE MARIO VARGAS LLOSA E “TRÊS CASAS E UM RIO” (1958) DE DALCÍDIO JURANDIR
62      
       Fernanda Miranda Nonato (UFPA)
   A INFIDELIDADE NO CONTO MACHADIANO NOITE DE ALMIRANTE
63   
      Fernanda Pinheiro Arruda (UFPA)
   POETA E. E. CUMMINGS NA MÍDIA DIGITAL: UMA TRANSCRIAÇÃO
64   
         Flávia Roberta Menezes de Souza (UFPA)
     A CRÍTICA LITERÁRIA DE 1976 E SEUS REFLEXOS NA RECEPÇÃO ACADÊMICA DO ROMANCE OS HABITANTES DE DALCÍDIO JURANDIR
65   
Geraldo Brandão Neto
  IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO AMAZÔNICA NO CONTO VOLUNTÁRIO DE INGLÊS DE SOUSA
66   
Giselle Farias Martins (UFPA); Marilda Paixão dos Santos (UFPA)
      ASPECTOS SAUDOSISTAS NA OBRA DE FERANANDO PESSOA HORTÔNIMO
67   
Graciane Moura Souza (UFPA); Gleice Moura Souza (UFPA)
   O NIILISMO PRESENTE EM FERNANDO PESSOA
68   
     Greubia da Silva Sousa (UFPA)
   TRADUZINDO O IMAGINÁRIO AMAZÔNICO: ENTRE BOTOS E BOIUNAS
69   
      Helenice Aparecida Carvalho Silva (UFPA)
   “VER-O-PESO”: MARCAS DE RESISTÊNCIA NA POÉTICA DE MAX MARTINS
70   
       Igor Barbosa Marques; Renata de Paula Silva
    ANÁLISE ROMÂNTICA SOB A PERSPECTIVA ALENCARIANA E AS PERFORMACES TEMPORAIS NA NARRATIVA
71   
Ildiane Silva Rodrigues (UFPA);
Caroline Paixão Costa (UFPA)
  ASPECTOS AMAZÔNICOS PRESENTES NA PRODUÇÃO LITERÁRIA NACIONAL
72   
   Izabelly Reis Loureiro (UFPA)
     UM OLHAR SOBRE GREGÓRIO DE MATOS GUERRA, ÂNGELA E O BARROCO
73   
Jessica Daniele de Lavor Vieira    (UFPA)
    UMA INTRODUÇÃO A LEITURA DE AGE DE CARVALHO
74   
    João Pereira Loureiro Junior (UFPA)
   MAPA DA UTOPIA: LUGARES IMAGINÁRIOS DA LITERATURA LATINO-AMERICANA.
75   
Juline Ribeiro Silva (UFPA)
     SOB O FOCO DA LENTE: UMA LEITURA “EM CÂMARA LENTA”
76   
        Karina Paraense de Souza (UFPA)
    A MADRASTA: RASTROS DA MEMÓRIA TRADUZIDA
77   
      Kezya Thalita Cordovil Lima (UEPA)
      O "ERA UMA VEZ" NA POÉTICA DE TRADIÇÃO ORAL DE PEQUENOS CONTADORES DE HISTÓRIAS CAMETAENSES
78   
       Lenice da Silva Andrade (UFPA)
    PROTAGONISMO INFANTIL NO CONTO “QUIXOTE”
79   
        Leonardo Castro da Silva (UFPA)
     O LITERÁRIO E O FILOSÓFICO, ENTRE GUIMARÃES ROSA E MARTIN HEIDEGGER: DUAS VISÕES SOBRE O NAZISMO
80   
   Lorena Mena Barreto Rodrigues (UFPA)
  TEORIA DOS GÊNEROS LITERÁRIOS EM PREFÁCIOS DO SÉCULO XIX
81     
      Luciana Moraes dos Santos (UFPA); Cyntia Nataly Malcher Bezerra (UFPA)
   A SAGA AMAZÔNICA DA BORRACHA EM TRÊS CASAS E UM RIO, DE DALCÍDIO JURANDIR E EM A SELVA, DE FERREIRA DE CASTRO
82   
        Luiz Guilherme dos Santos Júnior (UFPA)
      O OLHAR INTERSEMIÓTICO DE ARNALDO JABOR: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA, CINEMA E VANGUARDA NO FILME TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA
83   
Marcela Yara Maués da Costa (UFPA)
    DIFERENTES MOVIMENTOS DO REAL NOS FILMES “POSTALES DE LENINGRADO” E “O LABIRINTO DO FAUNO”
84   
       Marco Felipe de Oliveira Peixoto (UFPA)
   A RECEPÇÃO ESTÉTICA DO CONTO ACAUÃ ENQUANTO TERROR
85   
      Marco Felipe de Oliveira Peixoto (UFPA)
    OS CABANOS COMO ZUMBIS SOCIAIS NO CONTO O REBELDE DE INGLÊS DE SOUZA
86   
Maria Madalena Felinto Pinho (UFPA)
     MURILO MENDES E A SUMA DA POESIA: OS QUATRO ELEMENTOS
87   
    Mariane Portal da Costa (UEPA)
 MESTRE CAEIRO: O HETERÔNIMO PERFEITO EM FERNANDO PESSOA
88   
   Marivane Silva de Alcantara (UFPA)
 LEITURAS DA CENA TRAUMÁTICA EM ENSAIO GERAL DE ANTONIO MARCELLO
89   
      Murilo Alberto Martins Silva  (UFPA)
   O BEBÊ DE ROSEMARY: LEITURA SÍGNICA DA METÁFORA CINEMATOGRÁFICA DE MARIA
90   
        Neuton Vieira Martins Filho (UFPA)
     DOIS RETRATOS DA AMÉRICA: UM ESTUDO SOBRE O HIBRIDISMO ENCONTRADO NAS OBRAS TRISTESSA E NOVE NOITES
91   
    Paloma Silva da Costa - (UEPA)
   FAUTINO, BARATA E PLÍNIO: EDUCAÇÃO E RECEPÇÃO DA POESIA AMAZÔNICA
92   
      Rafael Alexandrino Malafaia (UFPA)
  “LÁ DO ALTO DEVE SER BONITO”: UMA VISÃO DA CHEGADA DO SER HUMANO AO ESPAÇO SIDERAL ATRAVÉS DA HQ LE COMPLEXE DU CHIMPANZÉ
93    
      Rafael Alexandrino Malafaia (UFPA)
   A RECEPÇÃO DA CORRIDA ARMAMENTISTA PELAS NARRATIVAS EM ARTE SEQUENCIAL ATRAVÉS DE METAL GEAR SOLID
94   
      Rosilene Cristina Valente e Valente (UFPA)
    O ESPAÇO E A RUÍNA FAMILIAR EM DOIS IRMÃOS DE MILTON HATOUM
95   
       Tailson Rodrigues de Lima (UFPA)
  A FICÇÃO CIENÍFICA CYBERPUNK E A CIÊNCIA DE HOJE PARA A (POSSÍVEL) REALIDADE DE AMANHÃ – TRASHUMANISMO E BIOPUNK
96   
        Tailson Rodrigues de Lima (UFPA)
     FRANKENSTEIN, O PROMETEU MODERNO: O HORROR PRECURSOR DA FICÇÃO CIENTÍFICA
97   
      Tayna Cristina Viégas Pinheiro (UFPA)
 CENAS DA TORTURA: CRUELDADE E SADISMO EM NÃO PASSARÁS O JORDÃO DE LUIZ FERNANDO EMEDIATO
98   
       Thays Espírito Santo Brito (UEPA)
   FERNANDO PESSOAS: ÁLVARO DE CAMPOS
   SESSÃO TEMÁTICA COORDENADA PELO PROF. DR. SÍLVIO AUGUSTO DE OLIVEIRA HOLANDA

PROPONENTE (S)
TÍTULO DO RESUMO
99   
Alan Felipe Monteiro Angelim (UFPA)
    A INOVAÇÃO DA TEMÁTICA AMOROSA NEOPLATÔNICA NOS GERAIS DE “A ESTÓRIA DE LÉLIO E LINA”
100        
        Andréia Patrícia de Oliveira Barros (UFPA)
 GUIMARÃES ROSA E A EPISTOLOGRAFIA EM SAGARANA EMOTIVA
101        
      Brenno da Costa Carriço Oliveira (UFPA)
 EROTISMO, CORPO E LINGUAGEM: INTERSECÇÕES DE UMA EXPERIÊNCIA-LIMITE EM “BURITI”
102        
Francisco das Chagas Ribeiro Júnior (UFPA)
  IRREVERSOS GRANDES FATOS: A POÉTICA DA CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO EM “NENHUM NENHUMA”
103        
       Leonardo Castro da Silva (UFPA)
      O LITERÁRIO E O FILOSÓFICO, ENTRE GUIMARÃES ROSA E MARTIN HEIDEGGER: DUAS VISÕES SOBRE O NAZISMO
104        
     Pablo Rossini Pinho Ramos (UFPA)
     VELHICE E MODERNIDADE EM “A ESTÓRIA DE LÉLIO E LINA”
105        
      Sílvio Augusto de Oliveira Holanda (UFPA)
   GUIMARÃES ROSA E RUBEM BRAGA, CRONISTAS DA GUERRA
106        
      Suellen Cordovil da Silva (UFPA)
   DO SERTÃO A BACKLANDS: DIÁLOGOS ENTRE A RECEPÇÃO CRÍTICA E A TRADUÇÃO DE GUIMARÃES ROSA DE 1963
107        
  Wellington Diogo Leite Rocha (UFPA)
     A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO PODER FEMININO EM “A ESTÓRIA DE LÉLIO E LINA”, DE GUIMARÃES ROSA




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Já temos previsão para os dias? Pois talvez eu não possa comparecer na Sexta-feira. Se fosse possível gostaria que meu trabalho: " DOIS RETRATOS DA AMÉRICA: UM ESTUDO SOBRE O HIBRIDISMO ENCONTRADO NAS OBRAS TRISTESSA E NOVE NOITES" ficasse para o domingo.

    Obrigado.

    ResponderExcluir